Rebordondo é um nome sonante, e essa sonoridade deve-a à música que a sua Banda Musical de Rebordondo tem debitado por tudo quanto é festa e arraial da região, pois desde sempre, na minha memória, a Banda Musical de Rebordondo faz parte de muito cartaz de festas.
Pois também desde sempre esta Banda musical existe. Não será bem desde sempre, mas pelo menos na aldeia, já não há memória do início da sua existência. Diziam-me na aldeia, que já quando nasceram os seus avós, a Banda já existia, e que a estes, os pais, também lhe contavam que a Banda sempre existiu.
Então e mesmo sem memória de uma data de início desta Banda Musical, sem uma data comemorativa, podemos afirmar que será a Banda Musical mais antiga do concelho e pelas contas feitas na aldeia, terá mais de 300 anos. Uma terra de músicos, portanto, com músicos em todas as gerações das famílias da aldeia. Actualmente a Banda tem cerca de 50 elementos, dos dois sexos e maioritariamente da aldeia. Anualmente, em média, fazem 30 actuações, só possíveis, com muita carolice de todos e algumas, poucas , ajudas, de entre as quais do Conselho Directivo de Baldios e da junta de Freguesia. Quanto a subsídios do Município, não há, mas paga as actuações que faz ao seu serviço, ou seja, não faz mais que a sua obrigação. Mas embora o dinheiro ajude e seja necessário para manter com vida a Banda Musical, tocam por gosto à música e também por tradição, não fosse a sua banda a mais antiga do concelho e, pelo tempo que se crê ter de existência, é pela certa também uma das mais antigas do país.